Designer

Franciélio Medeiros Tel:(84)8733-8149, Email: francielio14@hotmail.com Seja bem vindo.

sábado, 20 de agosto de 2011

Dicas para escolher um netbook

1 - Comprar um netbook ou um notebook?

Como você já sabe, netbooks se destacam pelo tamanho reduzido e pelo peso menor, quando comparados aos tradicionais notebooks. Por isso, são equipamentos excelentes para quem precisa de mobilidade, pois podem ser transportados facilmente em uma bolsa feminina ou em uma mochila pequena, por exemplo. Na grande maioria dos casos, os netbooks também são computadores baratos. Assim, se você perder o seu ou se te roubarem, o prejuízo não será tão grande.

Por outro lado, as telas dos netbooks são pequenas. Além disso, as configurações de hardware desses portáteis geralmente são simples. Por conta disso, esse tipo de equipamento se mostra adequado às atividades mais simples, como acessar e-mails, navegar na Web, assistir vídeos, editar textos, escutar música, etc. Para aplicações mais pesadas - como edição de imagens - ou que envolvam grandes quantidades de dados - planilhas "gigantes" do Excel, por exemplo -, os netbooks não se mostram apropriados.

Assim, você deve escolher um netbook para utilizá-lo em viagens, para fazer anotações de aula ou para utilizá-lo em qualquer atividade onde mobilidade é necessária e alto desempenho não é um requisito.

Para uso como computador principal ou para aplicações mais exigentes, é melhor optar por um notebook com configuração mais generosa e tela maior ou mesmo por um desktop.
2 - Tamanho da tela

Atualmente, é comum encontrar netbooks com telas de 9 e 10 polegadas, além de alguns modelos onde esse tamanho é de 11 polegadas ou mesmo um pouco superior. Acredite, uma polegada a mais faz toda a diferença para o seu conforto visual, por isso, quanto maior a tela, melhor. Mas é claro que você deve observar suas necessidades: pode ser que um modelo de 9 polegadas ofereça o nível de compactação perfeito para o transporte na sua mochila, por exemplo.

Assim, se possível, verifique de perto se a tela do netbook atende ao que você precisa. Mesmo porque, "ao vivo", você também pode observar a qualidade da imagem e a resolução oferecida. Quanto a este aspecto, o ideal é que o dispositivo tenha, pelo menos, 1024 por 600 pixels.

3 - Teclado

Por causa do tamanho reduzido, é recomendável verificar as condições do teclado antes de comprar um netbook. Felizmente, a grande maioria dos modelos vem com teclas de tamanho satisfatório, ao contrário do que acontecia com os primeiros modelos lançados.

Assim, se você estiver testando netbooks numa loja, digite alguma coisa nele para saber se essa tarefa ocorre sem problemas. Observe se a posição de determinadas teclas estão do jeito que você está acostumado, se a pressão dos botões agrada, se o modelo oferecido está no layout apropriado (por exemplo, modelos importados não contam com a tecla 'Ç') e assim por diante.

4 - Touchpad

Touchpad é um tipo de dispositivo onde o usuário movimenta o cursor na tela passando seus dedos em um pequeno painel sensível a toques. Tanto em netbooks quanto em notebooks, é importante testar esse item, mesmo que você pretenda conectar um mouse, afinal, haverá situações em que este último não poderá ser usado. É importante conferir se as dimensões do touchpad são adequadas ao tamanho dos seus dedos, se a sensibilidade é boa, se o dispositivo aceita múltiplos toques simultâneos (se você fizer questão disso) e se os botões que fazem as vezes das teclas do mouse funcionam a contento.
5 - Configuração básica de hardware

Como você já sabe, os netbooks são, em sua maioria, equipamentos de baixo custo, mas nem por isso devemos ficar desatentos quanto à sua configuração. Por isso, observe o seguinte:

- Processador: felizmente, quase todos os modelos atuais utilizam chips com baixo consumo de energia. Por isso, você deve ficar atento principalmente ao seu desempenho. Processadores com dois ou mais núcleos e 64 bits são recomendados, especialmente se o equipamento tiver um sistema operacional atual, como o Windows 7;

- Memória RAM: é necessário contar com pelo menos 1 GB para um desempenho mínimo. O ideal são pelo menos 2 GB;

- Chip gráfico: são raros os modelos que oferecem chip gráfico avançado, até mesmo pela questão do consumo de energia. Mas pesquise pelo chip utilizado no equipamento do seu interesse para saber se ele desempenha bem as tarefas cotidianas, como execução de vídeo, por exemplo. Dê preferência aos modelos que contam com memória própria.

Para armazenamento de dados, leia a próxima dica.

6 - Armazenamento de dados

Os primeiros netbooks ofereciam unidades SSD de pouca capacidade (2, 4 ou 8 GB). Atualmente, a maioria dos modelos conta com HDs próprios para dispositivos portáteis. A vantagem aqui é a boa capacidade de armazenamento (é fácil encontrar netbooks com HD de 160 GB ou mais) aliada ao baixo custo desses itens. A desvantagem fica por conta do peso ligeiramente maior do netbook, além do aumento do consumo de energia.

Os poucos modelos que contam com unidades SSD oferecem as vantagens do peso reduzido, espessura do equipamento diminuída, menor consumo de energia (pelo menos teoricamente) e desempenho melhorado. Por outro, o SSD pode deixar o portátil consideravelmente mais caro e com uma capacidade de armazenamento menor - na casa dos 64 GB, na época em que este artigo foi escrito.

Unidade de CD/DVD ou mesmo Blu-ray? Não conte com isso. Os netbooks são compactos demais para ter esse tipo de drive. Para instalar o sistema operacional ou programas presentes em CD, por exemplo, você precisará passá-los para um pendrive ou para um cartão de memória. A Microsoft, por exemplo, oferece uma ferramenta para que você possa instalar o Windows 7 a partir desses dispositivos.

7 - Duração da bateria

A autonomia da bateria é um aspecto de extrema importância. Ora, do que adianta contar com a mobilidade oferecida pelos netbooks se você precisa mantê-lo junto a uma tomada constantemente?

Atualmente, os modelos mais comuns oferecem autonomia que varia entre 3 e 4 horas. Não compre um netbook que oferece menos que isso. Alguns modelos conseguem oferecer de 6 a 10 horas de duração. Esses geralmente são um pouco mais caros, mas a diferença de preço compensa.

Alguns fabricantes também disponibilizam baterias de maior capacidade que podem ser compradas separadamente. Esta é uma excelente opção, pois você acaba tendo não só uma bateria adicional, como também uma que oferece maior autonomia. No entanto, muitas vezes esses dispositivos são maiores, fazendo com que o netbook fique inclinado na superfície, sem contar o peso adicional. Por isso, verifique antes se estas características não irão te incomodar.

8 - Conectividade e comunicação

Apesar do tamanho reduzido, os netbooks podem oferecer os mesmo recursos de conectividade e comunicação existentes em computadores maiores. Por isso, é recomendável adquirir um netbook que oferece ao menos os seguintes recursos:

- duas portas USB (o ideal são três);
- Wi-Fi (rede sem fio);
- Bluetooth (para troca de arquivos com o celular, por exemplo);
- porta Ethernet (para cabo de rede);
- leitor de cartões de memória (ao menos do tipo SD, o mais popular);
- conexão VGA ou HDMI (de preferência os dois, mas o primeiro está caindo em desuso);
- entradas para fone de ouvido e microfone;
- webcam com pelo menos 1 megapixel;
- saídas de áudio (praticamente todos os netbooks contam com esse recurso, mas não espere grande desempenho).
Conectividade

Um detalhe importante: se você assina algum plano de internet 3G, considere adquirir um netbook compatível com a tecnologia, ou seja, que permite a conexão de um cartão SIM. Dessa forma, você terá uma porta USB a mais para conectar um mouse ou o para recarregar o seu iPod, por exemplo.

9 - Sistema operacional

Felizmente, os netbooks estão bem servidos de sistemas operacionais. Boa parte dos modelos atuais conta com uma versão do Windows 7, sistema operacional de boa qualidade, mas que pode aumentar ligeiramente o preço do equipamento ou não ter desempenho satisfatório numa configuração de hardware mais modesta.

Para estes casos ou mesmo para que você possa experimentar um sistema operacional diferente, utilizar uma das várias distribuições Linux desenvolvidas especialmente para netbooks, como o Ubuntu Netbook Edition ou o Jolicloud (este último baseado em computação nas nuvens), pode ser uma boa ideia. Essas versões são otimizadas para rodar mesmo em netbooks mais simples e contam com uma interface apropriada para o tamanho da tela desses dispositivos. Mesmo que você não esteja acostumado com Linux, conseguirá executar rapidamente tarefas como navegar na internet e editar textos.

Essas distribuições também são uma opção para netbooks que já saem de fábrica com Linux, mas utilizando uma distribuição obsoleta ou de má qualidade.
10 - Marca

Aqui não tem segredo: o ideal é adquirir netbooks de fabricantes de renome na área de tecnologia computacional ou que se destacam na produção de netbooks. Entre elas, temos: Asus (uma das pioneiras no assunto), Acer, HP e Lenovo. Dell, Sony e Toshiba também oferecem produtos para esse segmento, mas em menor escala.

Também é necessário ter os seguintes cuidados: verifique se a marca possui uma ampla rede de assistência técnica; constate se a empresa fornece suporte (por e-mail ou telefone); confira o prazo de garantia - embora a legislação brasileira exija garantia de, no mínimo, 3 meses, não adquira notebooks que tenham esse prazo menor que 1 ano; confira na internet se o fabricante tem opiniões negativas por parte de consumidores.

Finalizando

Ao pesquisar por netbooks, você vai perceber a existência de uma infinidade de modelos, alguns com características bem peculiares (como o que aparece na foto abaixo). Por isso, como dica final, além de observar os pontos acima, é recomendável também pesquisar na internet por opiniões e reviews sobre os modelos de seu interesse, mesmo de fabricantes renomados, pois entre eles sempre há um produto ou outro que decepciona.
 Para encerrar, o curioso Dell Inspiron Duo, mistura de netbook com tablet

Fonte: Infowester

Nenhum comentário:

Postar um comentário